terça-feira, 27 de novembro de 2007

Semelhantes, mas diferentes...




Pode parecer estranho ver um texto que fale de dois filmes tão diferentes quanto "Tropa de Elite" e "Piaf". Mas há mais pontos em comum entre ambos do que se imagina.

Em primeiro lugar, trata-se dos dois filmes mais comentados do ano, tanto pela qualidade artística quanto pelas polêmicas à parte. No caso do filme brasileiro, a polêmica começou com a pirataria, que fez com que muita gente o assistisse antes mesmo da estréia. Se isso ajudou ou prejudicou a bilheteria não dá pra saber com certeza, mas o fato é que só não viu quem não quis. A violência e a forma como são mostradas a corrupção e a conduta da polícia brasileira também causaram controvérsia, com parte do público condenando e outra louvando a posição do diretor em supostamente mostrar as coisas como são "na real". Já no filme francês, a grande polêmica foi ver como ocorreu o triste fim da vida de uma das maiores cantoras de todos os tempos, que morreu aos 48 anos parecendo que tinha 90.

O segundo ponto em comum é o brilhantismo da atuação dos seus protagonistas. Se em "Tropa de Elite" Wagner Moura confirma ser um dos maiores atores brasileiros da atualidade, mostrando-se um gigante de energia e dinamismo, em "Piaf" a atriz Marion Cotillard praticamente desaparece pra dar lugar à pequena, frágil e esquisita Edith, "La Môme", como os franceses a chamavam no início da carreira. É difícil até reconhecer que se trata da mesma lindíssima atriz que encantou em "Um Bom Ano" ao lado de Russell Crowe.

Por fim, vale destacar que tanto um quanto o outro não foram escolhidos como representantes de seus respectivos países na corrida pelo Oscar de filme estrangeiro. O Brasil decidiu enviar o não menos bom (mas não tão impactante) "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", enquanto a França mandou a animação "Persépolis", que já havia feito relativo sucesso no festival de Cannes. De qualquer forma, "Piaf" com certeza terá no mínimo uma indicação para melhor atriz (e é bem possível que vença). Resta torcer pra que "Tropa de Elite" dê uma de "Cidade de Deus" e seja indicado pra outros prêmios.

NOTAS: 9 (Tropa) - 7,5 (Piaf)

Um comentário:

Luciana disse...

Parabéns pelo novo blog!

Bom, depois q eu assisti Tropa de Elite minha vida mudou! A loucaaaa!! O Capitão Nascimento é demais!!

bjos