terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Dormir ou não dormir? Eis a questão...

Várias vezes eu me pego desejando que nunca precisasse dormir. Seria tão bom não ter que perder horas preciosas do dia deitado numa cama, completamente inconsciente, e poder aproveitar este tempo pra fazer outras coisas mais produtivas. Afinal de contas, se pararmos pra pensar, teoricamente nós usamos 1/3 do nosso dia para “repôr as energias” dormindo (considerando as 8 horas de sono ideais, segundo os médicos), o que significa que passamos 1/3 das nossas vidas dormindo. Imagine então que uma pessoa que vive até os 60 anos passou 20 anos de sua vida dormindo. Não parece um desperdício absurdo? 20 anos!!!! 20 anos que poderiam ter sido usados pra trabalhar, estudar, viajar, aprender outras línguas, namorar, ler centenas de livros, ir ao teatro, ao cinema, enfim, qualquer outra coisa...



Por outro lado, poucas sensações são tão boas quanto deitar numa cama confortável (às vezes nem precisa ser tão confortável assim) quando se está caindo de sono e simplesmente se deixar apagar... Talvez seja por isso que basta ficar mais de 24 horas sem dormir pra que o organismo comece a parar de funcionar, não sendo mais possível se concentrar direito, fazer atividades físicas, e assim por diante, até que uma hora você pára... Eu confesso que bem que tento vencer essa briga de vez em quando, mas não adianta: é só ficar um dia sem dormir mais de 4 horas que o dia seguinte fica quase improdutivo, e o que é pior, as horas de sono no dia seguinte acabam aumentando pra compensar. E aí o feitiço vira contra o feiticeiro, porque ao contrário do que se poderia imaginar, quanto mais se dorme, menos disposto se acorda. Sério, eu notei que sempre que durmo mais de 9 horas seguidas eu acordo com a cara mais inchada e com tanto sono quanto estava antes de dormir. Por isso o jeito é dormir sempre entre 6 e 9 horas, nem mais nem menos que isso.



É por essas e outras que eu vivo pensando que se um dia encontrasse um gênio da lâmpada que me concedesse 3 desejos, o primeiro deles seria nunca mais precisar dormir. Seria tão bom!! Ou não seria?

4 comentários:

Anita disse...

eu às vezes gostava era de conseguir dormir...só consigo dormir 4 horas por dia...o lado positivo é que consigo colocar as minhas séries e leituras em dia;)
beijos e um bom fds

Olivia Mesquita disse...

Oiaaaaaaaaa! Nao tinha visto blog novo não... E falando de vc mesmo! Milagre!! Acho bom =)

Eu sempre começo os blogs e abandono... Igual diário qdo eu era mais nova! rs Mas ultimamente percebi que é melhor. Se eu escrevo no blog eu não tenho que desabafar com alguém, e consequentemente nao tenho que me arrepender no futuro! Há toda uma lógica, mon cherrie! rs

E ainda mais que achei aquele site maior bom... o iBlog! Ai vou poder postar do meu iPhone rs!

Besitos

P.S. Dormir é animal! Mas ultimamente tenho tido insônia... Me forço a dormir umas 4 da manhã (pq o sono inexiste) e tipo.. 6h40 meus olhos despertam como se eu tivesse dormido 12 h! Acho q é o remedio...

Manu Littiéry disse...

Rooo!
Adorei tudo por aqui... caraca.. como vc é bom! Adoro tudo que vc escreve, a maneira como vc escreve.. tudo!
amei, amei!
Beijos!

giulia Vizioli disse...

Sou suspeita pra falar da Manu.. Imagino que eu tenha sido uma das primeiras pessoas a ve-la cantar.. E isso ja deve fazer quase 20 anos... hehehehe
Ela é tudo!!! Minha estrelinhaaa!! :D
Bjos!