(EUA, 2007) - Dir.: Julie Taymor - Com Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dana Fuchs, Martin Luther, T.V.Carpio, Bono, Joe Cocker, Eddie Izzard, Salma Hayek.
SINOPSE: Musical que se utiliza de grandes sucessos dos Beatles pra contar a história de amor de Jude, jovem inglês, e Lucy, adolescente americana. Nos anos 60, Jude vai pros Estados Unidos ilegalmente em busca do pai que nunca conheceu. Chegando em Princeton ele logo faz amizade com um riquinho rebelde, Max, e se apaixona pela irmã dele, Lucy. Os três vão para Nova York e lá se envolvem com a Guerra do Vietnã, os movimentos pela paz e pelos direitos civis e a cena artística da época.
O FILME: Embora seja um musical de estilo tradicional, ou seja, em que os atores começam a cantar sem maiores explicações (o que às vezes afasta o público em geral), o fato de as músicas serem em sua maioria sucessos conhecidos dos Beatles, extremamente bem escolhidas e adequadas à história, torna o filme acessível até mesmo pra quem não é fã de musicais. O visual é fantástico, incluindo até um pouco de animação em algumas cenas. E o elenco, jovem e desconhecido (à exceção da protagonista Evan Rachel Wood, que começou na TV - "Once and Again" - e é hoje uma das estrelas ascendentes do cinema americano), é excelente tanto atuando quanto cantando, com destaque para Joe Anderson (Max), que manda bem como o jovem que acaba sendo convocado pra lutar no Vietnã.
Ponto pra diretora Julie Taymor, que segue a escola Baz Luhrman ("Moulin Rouge", "Romeo + Juliet") no quesito inovação e criatividade visual. Ela, que foi responsável por transformar "O Rei Leão" em um dos maiores sucessos da Broadway de todos os tempos, ainda não emplacou um grande sucesso no cinema (seus filmes mais conhecidos são "Frida", que é mais lembrado pela atuação de Salma Hayek do que qualquer outra coisa, e "Titus", adaptação de uma obra pouco conhecida de Shakespeare e estrelada por Anthony Hopkins que nem passou por aqui), mas chega mais perto com esse ótimo filme que merecia melhor recepção do público.
Indicado ao Globo de Ouro 2008 como melhor filme na categoria musical/comédia, perdeu pra outro musical, "Sweeney Todd".
NOTA: 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário