quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Entrevista

Segue abaixo uma entrevista com a minha amiga Manu Littieri (*).


"De alguns anos pra cá, a ‘Broadway paulistana’ vem crescendo e adquirindo cada vez mais talentos brasileiros para os palcos, cantando, dançando e atuando. Manu Littiéry, 22, uma das jovens aspirantes aos grandes palcos do teatro musical, começou ainda pequena a cantar, dançar e mais tarde atuar. A atriz, formada por Marcos Antunes, é aluna de um dos grandes nomes da Opera e do Teatro musical, Ana Taglianetti. Em sua carreira promissora, já concorreu ao prêmio ACESC de melhor atriz pela peça ‘Piramo e Tisbe’, em 2004. Seu currículo inclui grandes trabalhos, onde interpretou papéis principais, tais como ‘Jekyll and Hyde’, no papel de Lucy, ‘Cats’, dando voz à famosa canção ‘Memory’, e ‘Rent’, neste último dando atitude ao drama da advogada homossexual Joanne Jefferson. Seu mais recente trabalho, "Moulin Rouge", Manu conta como foi interpretar um personagem que foi aos cinemas na pele de, nada mais, nada menos, que Nicole Kidman.

Blog: Moulin Rouge se tornou um musical popular levando às telas dos cinemas Nicole Kidman e Ewan McGregor. Você se inspirou na atuação de Nicole para fazer a Satine ?
Manu: Você acredita que eu não assisti o filme? Eu assisti quando lançou, comprei o DVD, sempre adorei a história. Mas depois que fiquei sabendo que faria a peça resolvi não assistir, exatamente para não me influenciar. Quis fazer a minha Satine, estudando o roteiro que me deram e ir criando a partir disso.

Blog: Então você assistiu ao filme, mas resolveu não se inspirar nas atuações populares. Foi possível fazer um papel tão complexo como Satine apenas com o roteiro?
Manu: Eu tive muita ajuda da direção, até porque a intenção nunca foi ‘copiar’ o filme ou os personagens.Mas, além disso, tem uma história engraçada: a algum tempo (sic) atrás eu estava no aeroporto, tomando aquele chá de cadeira, e entrei numa livraria para comprar um livro para matar o tempo.E foi um achado, tudo que eu precisava! Um livro lindíssimo que todo mundo deveria ler. Chama-se ‘O Diário de Marise’, da Vanessa de Oliveira. É uma biografia de uma ex-garota de programa.Na época eu estava estudando outro musical, Jekyll and Hyde, e o livro me deu a base necessária par a compor a Lucy Harris, que também é cortesã. Fui atrás da autora e conversamos bastante, ela me ajudou muito também. E quando fui fazer a Satine, as pessoas falavam ‘Você tem que ler esse livro, a Marise é igual a Satine’. E eu já sabia disso tudo!





Manu Littiéry como Satine






Blog:
Você formou uma relação com a Autora do livro, e esta ainda te ajudou a construir a Lucy. A própria Vanessa também te ajudou a construir a Satine? E como é a relação de vocês hoje em dia?

Manu: Eu não a conheço pessoalmente. Conversamos bastante por MSN e algumas vezes por telefone, ela sempre foi muito querida e sempre me ajudou da melhor maneira possível. Até surgiram oportunidades de fazermos uma campanha juntas, mas nossos horários não bateram até hoje. No fim das contas eu nem consegui avisá-la que mais uma vez eu viveria uma personagem como a Marise, foi uma correria tão grande. Nesse semestre, me dividi entre os ensaios do Moulin Rouge, os ensaios das minhas músicas para o meu CD e as gravações de um filme, foi uma correria tão grande, que só consegui falar com ela na semana da estréia. Mas tenho certeza que ela teria me ajudado.

Blog: Neste caso, quais semelhanças entre a personagem do livro e a do Moulin Rouge que te ajudou na construção do personagem?
Manu: Bom. Muitas coisas. O que mais me chamava a atenção enquanto eu lia ‘O Diário de Marise’, era o lado romântico da Vanessa, a crença no amor acima de tudo e no como ela separava os sentimentos na hora do trabalho. A Satine também tem essa alma, ela não se envolve de jeito nenhum é como se seu coração tivesse se tornado uma pedra que absolutamente nada consegue destruir e o que importa é o trabalho tanto é que ela demora para aceitar que está realmente amando. Mas eu diria que o mais impressionante é a semelhança física das duas. Ruivas, de olhos claros, e bem branquinhas...Até mesmo o nome das duas se encaixam: “M a r i s e”, “S a t i n e”.






Vanessa de Oliveira, a ‘Ex’ Marise.





Blog: Lucy e Satine são cortesãs. Você, interpretando as duas, teve dificuldade em se desvencilhar de uma para criar outra, se preocupando em não fazer o mesmo papel duas vezes em musicais diferentes?
Manu: No início é um pouco complicado. Nos primeiros ensaios da Satine, a Lucy aparecia bastante. Mas depois fui entendendo melhor e na realidade elas são bastante diferentes. Apesar de terem uma força incrível, levarem a mesma profissão, quase na mesma época e serem muito sonhadoras em relação ao amor, a Satine é mais ousada e mascara mais a vida que leva. A Lucy é mais doce, mais mocinha, eu diria.

Blog: Você consegue dizer qual foi o personagem que você mais encontrou dificuldade; E porque?
Manu: Nunca é fácil. De imediato, eu sempre acho que não vou conseguir de jeito nenhum. Mas um dos segredos é estar disposta a se doar o suficiente e deixar o personagem entrar. Mas tiveram alguns que o processo foi um pouco mais complicado. Acho que a Joanne de ‘Rent’, porque ela tinha trejeitos muito masculinos que eu demorei pra conseguir encontrar o ponto certo. E a Satine foi bem difícil no inicio, como eu já disse, porque a Lucy ainda tinha influencias sobre mim. E porque a Satine tem um lado mais comédia, ela não é 100% drama. Demorou um pouco para achar a medida certa também.

Blog: Qual conselho você daria àqueles que estiverem iniciando uma carreira ou querendo entrar neste meio?
Manu: Esse meio é complicado. Um dia você está muito bem empregado, no outro não tem mais nada. Mas tem que acreditar, não desistir nunca e estudar muito. Mas muito. Esse é o tipo de profissão que não se pode parar de estudar nunca.

Bate-Volta:

Um ator: Johnny Depp
Uma atriz: Muitas. Cheryl Ladd, Jane Seymour, Coleen Sexton, Kerry Ellis.
Uma música: The Spirit Carries On, do Dream Theater
A viagem perfeita: Paris
Um trabalho que marcou: Cats
Uma paixão: Compor
Um livro: Paramahansa Yogananda
Nas horas vagas: Jantar fora, dormir, ler.
Uma filosofia: ‘Só quem tenta o ridículo, consegue o impossível’.

(*) Entrevista realizada por Giovahnna Antonucci

2 comentários:

Ju Asdurian disse...

Assisti a Manuzita 2 vezes de Satine, inclusive fui sua fotógrafa particular. rsrsrs.
Bom, sou suspeita pra falar de seu trabalho pq gosto muito de tudo que faz, tanto no teatro quanto na música. Fã nº1!
Estava lendo sobre a influencia que usou na personagem, e achei muito interessante quando referiu-se a Marise. Estou quase na metade do livro (já era pra eu ter acabado, mas tive que ler muitos livros esse semestre pro Célia Helena rsrsrs), portanto retomei minha leitura depois do Natal e não consigo mais parar.
Concordo com a comparação que a Manu fez da Satine com a Marise.
A biografia da Vanessa é muito interessante mesmo, vale a pena ler.

Diello disse...

Nothing but Perfect...